domingo, 13 de fevereiro de 2011

As aulas de Yoga


Este é um capítulo a parte, minhas aulas de yoga e minha professora da yoga. Urmila, indiana, 70 anos, mora metade do ano na California e a outra metade aqui em Rishikesh. Ritmo de aula totalmente diferente do Brasil posturas paradas  e dinâmicas executadas junto com exercícios repiratórios (pranayamas) e mantras ( que voz linda). Eram quase 2 horas de aula e no final me sentia com muita energia (mas dava uma fome, vixxxi). Não demorou eu e minha companheira de ashram (pois é fiquei uns dias em um ashram lindo com "ganga view") fomos conversar com ela sobre a prática. Rumiana, a bulgariana que estava morando na Siria e agora vai passar 5 meses na India e agora esta dividindo um quarto comigo, procura uma boa escola de formação de professores de yoga, enquanto eu quero dar um "upgrade" na minha prática e nas minhas aulas. Gostei quando ela foi direta: " Procure vários métodos e no final construa a sua própria prática". Tive que  concordar plenamente com ela, cada individuo esta em um estágio diferente de evolução então não basta ficar estático em um unico método e com o passar dos anos e de prática, logicamente as necessidades vão mudando.
Só sei que nós tres ficamos amigas e entre uma aula e outra eram passeios na margem do Ganga discutindo filosofia, yoga, comida (sempre, rss), relacionamentos e tudo mais.  Urmila e Rumiana são dois pássaros soltos enquanto eu, tenho meu ninho então as discussões iam longe...
Fiz aulas em mais dois lugares: Niketan e Parmatha. Professores muito bons, métodos diferentes, na verdade poderia comparar Rishikesh a uma Dineyland yogue, pois para onde quer que vc vá tem sempre uma satsanga, uma aula, algo que vai de uma forma ou outra você vai utilizar para crescer na pratica da yoga.
mais energia: falafel com hamus e salada crua, nos últimos dias eu estava mesmo abusando da sorte, rss
Masala Dosa: é grande mas é fino, não se iluda
nós no Templo de Shiva (dentro não pode fotografar) o sino é para avisar para Deus:  "Estou chegando!"

sempre tentando entrar nas aulas...

para repor as energias caldo de cana com gengibre e limão, tudo limpinho com a agua do ganga, delícia...










Nenhum comentário:

Postar um comentário